Salvador (71) 3012-8555
São Paulo (11) 5054-4200
Brasília (61) 3030-6350

A.P. – 23 anos (sexo feminino)

“Uma noite me assustei. Eu ia caminhando e vi o reflexo na parede de uma sombra atrás de mim. Achei que alguém estava me seguindo e acelerei o passo. Logo percebi que o reflexo era a minha própria sombra, mas agora de uma pessoa magra. Sorri e segui caminhando. Estava acostumada a ver minha sombra com 100 Kg a mais.”

O mesmo acontece quando me levanto de algum lugar e fica a marca da pessoa que estava sentada ali, e a vejo tão pequena… Em seguida me pergunto: “– Como pode ser, quem estava sentada ai era eu?”

Tenho 23 anos. Dia 04 de abril de 2006, cheguei ao Centro com 166,8 Kg. Hoje, depois de um pouco mais de uma ano, reduzi 100 Kg e estou em manutenção.
Todos me felicitam, e minha reação parece pouca efusiva. É que não me custou nada, para mim não foi trágico fazer a dieta.

Fui gorda desde criança. Mas importante que me ver obesa, sentia que era obesa. Eu comprava roupa de adultos. Não queria sair na rua, me chamavam de gorda. Sempre posava nas fotos atrás das outras pessoas, para que só aparecesse o rosto e nunca abraçava a ninguém, para que não me tocassem. No segundo grau, meus amigos desenhavam uma vaca no quadro negro da sala e faziam gozações com meu nome. Eu achava engraçado com eles, mas quando chegava em casa chorava muito. Isto sempre acontecia, chorava e não sabia o porquê estava triste. Às vezes dizia que era porque estava gorda, mas só que era da boca para fora, porque no momento de comer não me importava nada.

Sempre fui Alejandra, a que estava forte para todos, a que sempre dava conselhos. Ajudar os demais era a minha maneira de agradar, para que me aceitassem e também a forma de dissimular minha gordura, creio. Sempre a boa, a que fazia tudo, a que buscava tudo. Eu sempre estava bem, eu nunca necessitava nada dos demais. Eu nunca tinha problemas. Sempre me importava com o outro.

Eu não disse “- Basta! Por conta própria. Foram meus pais que me trouxeram ao Centro, porque conhecem os riscos da cirurgia bariátrica, depois que uma endocrinologista me encaminhou para que eu a fizesse a cirurgia. Segundo ela, eu não poderia emagrecer pelos meus próprios meios.
Quando cheguei aqui eu não tinha confiança em mim, quem meu deu foi Máximo e os coordenadores. Eles têm mais confiança que cada um vai poder baixar de peso, do que a própria pessoa. Não sei o que passou, não posso explicar. Não sei exatamente qual o momento que me deu o “Click”.

Ser obeso é ter uma incapacidade para tudo, para movimentar-se, para relacionar-se, para confiar. É viver trancado, ainda que saia na rua, você não é esta pessoa que está ai. Está imersa em outro lugar, no seu mundo e nada mais. E ainda que todo mundo seja importante para você, na realidade ninguém lhe importa.
Frequentei o Centro todos os dias, usei todas as ferramentas que me ofereceram, me juntei com um montão de gente, me apoiei em Andrea, que foi minha sustentação e quando não seguia por mim, seguia por ela. Simples assim, foi como reduzi os 100 Kg.

Agora Alejandra é parecida com a de antes, mas com muitas mudanças. Continuo me importando com o que acontece com o outro, mas já não vejo como condição para que me aceitem. Agora me valorizo mais, me conecto mais com minhas necessidades. Voltei a jogar basquete. Compro a roupa que eu gosto. Animo-me a paquerar alguém na rua e quando me retribuem, ainda que tímida, sustento o olhar. Todos me parabenizam pela minha redução de peso e minha reação é pouco efusiva. É que não me custou nada, não foi nada trágico fazer a dieta. Reconheço minhas mudanças, percebo o olhar surpreendido das pessoas quando não me reconhecem ou quando, na minha presença, perguntam ao meu pai por mim.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Nenhum comentário.

Vantagens do Método
  • Redução rápida de peso.
  • Tratamento interdisciplinar de emagrecimento.
  • Sem medicamentos e cirurgias.
  • Resgate da auto-estima.
  • Ambiente terapêutico.
  • Prazo para alcançar o peso ideal.
  • Resgate do movimento corporal.
  • Dieta Ravenna Individualizada
  • Emagrecimento Saudável