Salvador (71) 3012-8555
São Paulo (11) 5054-4200
Brasília (61) 3030-6350

Emagrecimento

Etapa de redução de peso rápida, sem medicação ou cirurgia, com emagrecimento saudável em um ambiente terapêutico.

Comer certo, mudar o comportamento diante da comida, movimentar-se, tudo isso com acompanhamento médico. Essa poderia ser uma forma simples de apresentar o Método Ravenna, que traz para a linha de frente do combate à obesidade uma interação eficiente entre quatro áreas da saúde: Nutrição, Psicologia, Educação Física e Medicina.

Quatro profissionais, um de cada área, acompanha cada paciente que, por sua vez, compromete-se a seguir a dieta perfeita, fazer as aulas de atividade física, realizar os exames necessários para acompanhamento do seu quadro de saúde e frequentar os grupos terapêuticos.

À mesa, o tratamento se traduz numa dieta de baixas calorias, que leva o organismo a usar sua reserva de gordura. A queima da própria gordura pelo corpo não apenas possibilita um emagrecimento rápido e eficaz, como dispara uma mensagem de saciedade ao cérebro, o que não torna a dieta sofrível.

A dieta compõe-se de quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A proposta é de desconexão com o alimento, diminuindo os momentos de contato com a comida, o que diminui a exposição ao erro e evita que o paciente passe o dia todo em função dela.

Carboidratos simples, como açúcar e farinha refinados são retirados da dieta na etapa de emagrecimento do Método Ravenna. Pesquisas comprovam que tais alimentos afetam o cérebro e causam dependência, funcionando como gatilhos para comer mais e mais.

Existem casos de pacientes que nem sentem vontade de comer tudo que é permitido durante o tratamento. Em consequência da queima de gordura, que estava em excesso, ocorre uma melhora muito rápida das taxas metabólicas do paciente, resultando na redução de medicamentos que foram inseridos em função do aumento de peso.

Reconhecido como um dos poucos tratamentos que leva em consideração a subjetividade do indivíduo, o Método Ravenna tem nos grupos terapêuticos um dos seus alicerces, uma vez que possibilita ao paciente ressignificar o papel da comida na sua vida e a sua postura diante da mesa e do mundo.

Na prática, trata-se de uma reunião entre pacientes, coordenada por terapeutas, em que o paciente pode falar sobre seu vínculo alimentar, dificuldades e conquistas, reconhecendo a obesidade como um problema que não é só seu, e tendo nos demais pacientes um espelho para seguir em frente na conquista da sua meta. Quando há necessidade, acontece também acompanhamento com psicólogo individualmente.

Outra forma de explicar o Método Ravenna é por meio do tripé Corte – Medida – Distância. O “Corte” é com os alimentos de alto índice glicêmico, que geram compulsão, com situações que provocam o desejo de comer e com o excesso alimentar. A “Medida” é a ideal para o corpo e para o prato, obedecendo ao tamanho da porção de cada etapa do tratamento, apropriando-se da sua nova medida corporal e do seu novo tamanho de roupa (eu que escolho, não sou escolhido pela roupa que me serve). A “Distância” é o período entre as refeições, de alimentos e situações que causam compulsão.


Vantagens do Método
  • Redução rápida de peso.
  • Tratamento interdisciplinar de emagrecimento.
  • Sem medicamentos e cirurgias.
  • Resgate da auto-estima.
  • Ambiente terapêutico.
  • Prazo para alcançar o peso ideal.
  • Resgate do movimento corporal.
  • Dieta Ravenna Individualizada
  • Emagrecimento Saudável