Salvador (71) 3012-8555
São Paulo (11) 5054-4200
Brasília (61) 3030-6350

Estudo revela que bebidas alcoólicas provocam danos permanentes nas células

Álcool e o Cérebro

Que o álcool traz prejuízos para a saúde não é novidade… O próprio Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de alguns tipos de câncer, como de boca, faringe, laringe, esôfago.

A principal diferença desse estudo é o fato de os pesquisadores terem analisado o álcool no metabolismo de cobaias. Os estudos populacionais já confirmavam a relação entre o câncer e o álcool, mas não explicavam como isso acontecia.

Os pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Cambridge fizeram análise de cromossomo e sequenciamento de DNA em ratos que receberam altas doses de álcool.

Nos testes, eles observaram que o acetaldeído (um subproduto da metabolização do álcool no organismo) danifica as células-tronco do sangue. Tudo por que essa substância “quebra” o DNA das células e leva cromossomos a se rearranjarem aleatoriamente.

O achado é particularmente importante porque os pesquisadores observaram o dano em células-tronco, já que mutações nessas estruturas são cruciais para o desenvolvimento de tumores.

O estudo também demonstrou como o organismo das cobaias tenta se proteger contra os danos.

Os pesquisadores analisaram que enzimas chamadas de “aldeído desidrogenases (ALDH)” tentam transformar a bebida em fonte de energia, como se elas fossem um alimento.

O problema é que há pessoas que não possuem essas enzimas ou elas não funcionam corretamente. Assim, quando esses indivíduos bebem, o acetaldeído se acumula, o que aumenta o risco de danos ao DNA.

Essa deficiência na produção da ALDH é mais comum no sudeste asiático e ela faz com que os danos ao DNA chegue a ser quatro vezes maior.

FONTE.: https://vivabem.uol.com.br/noticias/bbc/

 

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Nenhum comentário.
Deixe seu comentário

Vantagens do Método
  • Redução rápida de peso.
  • Tratamento interdisciplinar de emagrecimento.
  • Sem medicamentos e cirurgias.
  • Resgate da auto-estima.
  • Ambiente terapêutico.
  • Prazo para alcançar o peso ideal.
  • Resgate do movimento corporal.
  • Dieta Ravenna Individualizada
  • Emagrecimento Saudável