Corpo Técnico Salvador

 

DIRETOR MÉDICO

Marcos Barojas

Dr. Marcos Barojas possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1999 e está inscrito no CREMEB sob o número 14183. Fez residência médica em Medicina Interna e Cardiologia no Hospital Geral Roberto Santos da SESAB e no Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, respectivamente. Possuiu pós graduação MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Varcas – FGV.

É especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC e é Fellow de European Society of cardiology – FESC.

Dr. Marcos atualmente é Vice Coordenado da Unidade Coronariana do Hospital Português da Bahia, Diretor do curso Advanced Cardiac Life Suport – ACLS da American Heart Association – AHA e médico assistente da Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Santa Izabel – Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Dr. Marcos exerceu a função de Diretor Representante do Funcor na Sociedade Brasileira de Cardiologia – Secção Bahia, gestão 2012-2013, participa do Comitê de Revisão de Prontuário Médico do Hospital Português e foi membro dos Comitês de Ética em Pesquisa do Hospital Espanhol e do Comitê de Ética Médica do Hospital Espanhol até agosto de 2014.

Além de se dedicar aos Centros Terapêuticos Máximo Ravenna (Bahia e Brasília) também realiza a supervisão técnica geral do projeto Ravenna Brasil.

O interesse de Dr. Marcos, dentro da Medicina, tem ênfase em cardiometabolismo e obesidade, exercício e ergometria, suporte de vida e simulação realística em saúde, além de terapia intensiva e insuficiência cardíaca.

EQUIPE MÉDICA

Isabela Araújo

Dra Isabella Saraiva de Araújo possui graduação em medicina pela Universidade Federal da Bahia, está inscrita sob o número 14420 no CRM- BA. Realizou Residência médica em gastroenterologia clínica na Escola Paulista de Medicina da Univerisdade Federal de São Paulo, sendo membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral.

Tem Título de especialista em Gastroenterologia Clínica pelo MEC, de Endoscopia Digestiva pela SOBED e de Nutrição clínica pela SBNPE, além de pós –graduação em Nutrição Clínica pelo GANEP.

Foi médica coodenadora clínica da Equipe Multidisciplinar do IMC ( Centro de cirurgia Bariátrica do H.Aliança ) durante 6 anos e coordenadora da Equipe de Nutrição Enteral e Parenteral dos Hospitais JAAR Andrade e Santo Amaro.

Atualmente além do trabalho exercido no Centro Terapêutico Maximo Ravenna, é médica emergencista do H. Aliança e Gastroenterologista do Centro Médico aliança.

Silvia Jesuino

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de medicina de Campos- RJ.

Realizou Residência Médica em Clínica Médica e Endocrinologia no Hospital Santo Antônio e Hospital Geral Roberto Santos respectivamente, sendo membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Atualmente, além do trabalho exercido no CTMR – BB é Médica Assistente do Serviço de Endocrinologia do Hospital Espanhol, onde também faz consultório.

Dra. Silvia tem Pós Graduação em Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral pelo GANEP e já trabalhou no SPA Salute por 2 anos acompanhando os pacientes internados. Tem especial interesse em Obesidade, Obesidade Infantil e Metabologia.

NUTRIÇÃO

Isis Lima

Nutricionista formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), escrita sob o número 3838 no CRN/5; é especialista em Nutrição Clínica na Obesidade e Estética, também pela UNEB, e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultória .

Possui experiência em Nutrição na Saúde Mental, tendo atuado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras drogas III Gey Espinheira. Atualmente, além do trabalho exercido na Clínica de Cirurgia Plástica Nova Face, é nutricionista clínica do Centro Terapêutico Máximo Ravenna Salvador.

Lucas Valois Viera

Lucas Valois Viera é graduado em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), escrito sobre o numero 2634 no CRN/5. É especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico, pela Universidade de São Paulo – USP, pós-graduado em Nutrição Clínica e fundamentos Metabólicos, pela Universidade Gama Filho – UGF. Fez curso de extensão em Prevenção e Tratamento Nutricional da Obesidade na Prática Clínica, pela Ganep. Possui experiência em Nutrição Esportiva, Estética e Clínica. Faz parte do corpo técnico do Centro Terapêutico Maximo Ravenna desde a sua inauguração em 2009.

Thais Rosa

Thais Rosa

Thais Rosa é nutricionista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Inscrita no Conselho Regional de Nutrição, 5ª região, sob o número 7170.

Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS). Sócia do Instituto de Aperfeiçoamento em Nutrição (INANUT).

 

PSICOLOGIA

Andréa Pato Vieira de Campos

Andréa Pato Vieira de Campos é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade pela Universidade de São Paulo (USP) e em Teoria da Clínica Psicanalítica pela UFBA.

Participou da 25º Conferência anual sobre abordagens práticas no tratamento da Obesidade na Universidade de Harvard, EUA .

Possui experiência clínica no tratamento do abuso de drogas no Centro de Estudo e Tratamento do Abuso de Drogas (CETAD) e no atendimento especializado a pessoas em situação de violência sexual, no Serviço Viver da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Suzana Vieira Gonçalves Scipione

Suzana Vieira Gonçalves Scipione possui graduação e Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador, inscrita no CRESS sob o número 2966-5.

Tem formação em Psicanálise pelo Círculo Psicanalítico da Bahia, pós-graduação em Psicanálise de Orientação Lacaniana, pela Escola Bahiana de Medicina e formação permanente em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise.

Realiza atendimento particular em consultório e trabalha com religiosos católicos em Terapia de Grupo.

milenaleite

Milena da Silveira Leite Matias

Milena da Silveira Leite Matias é graduada em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (CRP:03/04436), possui experiência clínica de orientação Psicanalítica e na área de Saúde Mental (ambulatório infanto-juvenil do Hospital das Clínicas, UFBA).

Realizou formação permanente pelo Instituto de Psicanálise da Bahia e pelo Espaço Moebius de Psicanálise.

Trabalhou com atendimento especializado a pessoas em situação de violência sexual no “Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Sexual” (Serviço Viver da Secretaria de Segurança Pública da Bahia) por 3 anos.

Trabalhou como Psicóloga do Núcleo de Clínica do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA) durante 7 anos. Desenvolveu capacitações e Projetos na área de abuso de álcool e outras drogas.

Especialista em “Atenção integral ao consumo e aos consumidores de álcool e outras drogas” pelo CETAD/ UFBA em parceria com a SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).

Atua como psicóloga clínica em atendimento a adolescente e adultos em consultório particular.

milenaleite

Ricardo Gueudeville

Psicólogo, formado em 2004 pela Universidade Salvador. Especialização em educação e formação em psicologia social de Pichon – Riviere. Coordenador de grupos Operativos.

Professor da faculdade Unime no curso de Psicologia. Leciona as disciplinas de adolescência e Teorias e técnicas de grupo.

Psicólogo da secretaria de saúde do município de Camaçari. Trabalha no centro de referência em tratamento e prevenção de dst/aids e Hepatites virais.

Diretor do Instituto Salto, ensino e prática em grupos terapêuticos. Realiza cursos livres com a metodologia de grupo operativos e grupos de encontro de Carl Rogers.

Possui o blog pessoal “Levei pra terapia” sobre assuntos da psicologia e no blog do centro Terapêutico Máximo Ravenna sobre obesidade e subjetividade.

É Psicoterapeuta e atende em consultório particular em Salvador.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Cláudia de Andrade Vieira

Cláudia de Andrade Vieira é coordenadora do Núcleo de Educação Física do Centro Terapêutico Máximo Ravenna Salvador.

Cláudia é graduada em Educação Física pela UFBA, inscrita no Conselho Regional de Educaçaõ Física (CREF- G/BA) sob o registro de número 3791.

Tem Pós-Graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho – RJ. Sócia da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), é Coordenadora do Grupo Amigo do Peito, com ênfase no trabalho de prevenção e tratamento da obesidade infanto-juvenil e responsável pelo programa de atividade física individual e coletiva adotada no Centro Terapêutico Máximo Ravenna®.

ATENDIMENTO INFANTIL

Emanuelle Fernandes Teixeira

Emanuelle Fernandes Teixeira

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2008-1).

Pós-graduada em Saúde da Família através da Residência Multiprofissional em Saúde da Família(SESAB/EBMSP/HÓLON) 2009-2001 e, em Atenção ao Consumo e consumidores de Álcool e outras Drogas (CETAD/SENAD/UFBA).

Possui experiência clínica com crianças e adolescentes desde 2008, transitando pelas áreas da saúde e segurança pública. Atuou na implementação do Ambulatório da Criança Saudável no Complexo Comunitário Vida Plena no ano de 2009.

Além do trabalho realizado no Centro Terapêutico Máximo Ravenna, atua como Psicóloga de crianças e adolescentes expostos à situação de violência sexual (Serviço VIVER- SSP/BA), e como Supervisora de Campo no Projeto Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia(ARD-FC/UFBA/Sec-Educação ).

Lis Thomazini de Magalhães

Lis Thomazini de Magalhães

Dra. Lis Thomazini de Magalhães possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Realizou Residência Médica em pediatria no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, pela Universidade Federal da Bahia-UFBa, entre 2012 e 2013.

Está inscrita no CRM da Bahia sob o número 22.687 e é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria-SBP.

Além do trabalho realizado no Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna, atua como médica plantonista no Centro Aliança de Pediatria – CAP. É instrutora do Pediatric Advanced Life Suport – PALS da American Heart Association – AHA .

Tem formação em Nutrição Pediátrica em curso pela USP em parceria com a Unifesp (2012) e de Emergências em Pediatria (2012 e 2013) pela UFBa.

Atualmente está cursando a extensão em Atendimento Pediátrico de Consultório, promovido pela SBP.