Salvador (71) 3012-8555
São Paulo (11) 5054-4200
Brasília (61) 3030-6350

Mãe é tudo igual – por Ricardo Guedeville

mulherInvisivel

Será? Em mais um dia das mães aproveito para cuidar destas que vivem da difícil arte de cuidar de um outro. Trata-se então de cuidar do cuidador. Nada mais justo, pois penso que ser cuidador numa sociedade exigente, complexa e complicada como a nossa não está nada fácil. Podemos dizer então que exercer a maternidade virou uma questão de saúde.

Em 2003, a animação da Pixar chamada Os Incríveis trouxe numa boa metáfora a personagem Mulher Elástico: Heroína e mãe. Não havia melhor símbolo por duas razões. Primeiramente não é só o Pai que pode ser considerado um herói. Segundo quanto a elasticidade do seu poder. Quantas mães desejariam esse atributo para dar conta de todas as demandas que lhe chegam? E o mundo que têm para salvar a cada dia cresce.

Na verdade problemas sempre existiram. O que é novo é a cobrança ou melhor o nosso desejo de sermos “Super”. Temos tantos livros ensinando maneiras de educar os filhos para estes serem vencedores. Verdadeiros manuais. Além do objetivo estar equivocado isso também faz com que tantos pais estejam sempre sentindo que não são bons o suficiente.

Lembro-me agora de uma mãe arrasada porque não sabia brincar de boneca com a sua filha. Quando perguntei a mesma se ela brincava com a filha ela disse que não tinha melhor pessoa para ler historias do que ela. A própria filha lhe disse isto. Tenho certeza que esta filha poderá lembrar dela não por aquilo que falta e sim pela sua diferença, pela sua marca.

Dessa forma não é uma má ideia tentar desistir de ser TUDO para o seu filho. Aquela que busca isso no íntimo acredita que de fato é ou um dia será Super. Talvez seja mais realista ser “apenas” você. Com seus recursos e com suas faltas. Pois essa coisa de ser tudo é só mais um excesso a que a gente se propõe em nossa era. Assim a vida fica pesada. A gente inclusive pode ficar literalmente muito pesado. Que suportemos mais as nossas faltas e comemoremos mais a nossa diferença. Feliz dia da Mãe que você é!

Um comentário.
Deixe seu comentário

Vantagens do Método
  • Redução rápida de peso.
  • Tratamento interdisciplinar de emagrecimento.
  • Sem medicamentos e cirurgias.
  • Resgate da auto-estima.
  • Ambiente terapêutico.
  • Prazo para alcançar o peso ideal.
  • Resgate do movimento corporal.