Salvador (71) 3012-8555
São Paulo (11) 5054-4200
Brasília (61) 3030-6350

Dor nas costas

Paciente: Doutor minhas costas estão doendo.
Dr.: Faça esse exame.
1 mês depois…
Paciente: Doutor está aqui o resultado do exame.
Dr.: Está vendo, o exame indica que você está com dor por que você tem…

Não e não! Um exame de imagem não vai ajudar em nada a sua dor nas costas, até por que, em cada 100 adultos que fizerem exame de imagem, 90 irão apresentar algum processo degenerativo comum da idade e na maioria esmagadora dos casos não é por este processo degenerativo que você está com dor nas costas. Não e não, você não está sentindo dor nas costas por que você tem hérnia de disco. Somente em 2% dos casos a dor é proveniente da hérnia. Não e não, você não precisa ficar deitado o dia todo com dor nas costas. Isso só vai aumentar sua dor. Não e não, fisioterapia não vai curar sua dor nas costas, apenas vai melhorar a sua dor momentaneamente.
Estudos mostram que mais de 80% dos casos de dor nas costas são causadas por espasmo muscular e seus principais fatores são falta de exercício físico regular (manter seu músculo forte, alongado e ativo), seu comportamento diário e fatores emocionais (nível de humor, ansiedade e estresse).
Portanto para não sofrer tanto com dor nas costas faça exercício físico orientado e regular, reveja seu comportamento diário e procure ser uma pessoa feliz.

Professor: Daniel Dourado.

Este vídeo abaixo do resgate do movimento vai ilustrar um pouco o que foi falado.
A pesquisa científica na área da dor nas costas progrediu muito nos últimos anos, se tornando um desafio às crenças generalizadas na população e na mídia.
Essa animação demonstra 15 mitos que provavelmente grande parte das pessoas desconhece ou ignora à respeito da dor lombar.

Referências:
Esse vídeo foi baseado no texto elaborado pelos pesquisadores Mary O’Keeffe (University of Limerick), Dr Kieran O’Sullivan (University of Limerick), Dr Derek Griffin (Tralee Physiotherapy Clinic), disponível em:

 

https://www.independent.ie/life/health-wellbeing/15-things-you-didnt-know-about-back-pain-31367264.html

 

Daniel Dourado é Educador Físico e Fisioterapeuta, Especialista em Ortopedia Desportiva e Professor da Clínica Ravenna Salvador.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Nenhum comentário.

Vantagens do Método
  • Redução rápida de peso.
  • Tratamento interdisciplinar de emagrecimento.
  • Sem medicamentos e cirurgias.
  • Resgate da auto-estima.
  • Ambiente terapêutico.
  • Prazo para alcançar o peso ideal.
  • Resgate do movimento corporal.
  • Dieta Ravenna Individualizada
  • Emagrecimento Saudável