Álcool: um vilão do emagrecimento


Ísis Lima é nutricionista do Método Ravenna

Ísis Lima é nutricionista do Método Ravenna

Muitas pessoas relatam que ao pararem de consumir bebidas alcoólicas perdem peso. Ao mesmo tempo sentem dificuldade de emagrecer quando bebem álcool. Porque isso acontece?

O álcool fornece calorias, assim como a proteína, o carboidrato e o lipídio, e não são poucas. Cada 1g de álcool tem 7 kcal. Logo o seu uso contribui significativamente para o consumo energético total diário. Um shot de cachaça (40 ml), por exemplo, contém uma média de 100 kcal. Uma lata de cerveja, por volta de 140 kcal. O problema é que, além do valor calórico, dificilmente uma pessoa seria capaz de limitar o consumo de cerveja.

Outra consideração importante é que, normalmente, o álcool não vem sozinho. Ele normalmente vem acompanhado de petiscos, os quais, no geral, são também bem calóricos.

Além do alto teor calórico, o álcool é considerado uma toxina pelo nosso organismo, portanto o corpo  trabalha para elimina-ló, e esta energia despendida neste processo deixa de ser utilizada para a queima de gordura, dificultando a eliminação de peso.

A mentiroska, receita do Método Ravenna, é uma excelente alternativa para que a pessoa em dieta se sinta integrada ao ambiente festivo

A mentiroska, receita do Método Ravenna, é uma excelente alternativa para que a pessoa em dieta se sinta integrada ao ambiente festivo

No tratamento Ravenna, além do corte do consumo etílico durante o emagrecimento, uma excelente estratégia para substituir o consumo de bebidas alcoólicas é a mentiroska. A receita é muito simples: 50 gramas de frutas+ bebida gaseficada com sabor neutro + hortelã para decorar.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *