Salvador (71) 3012-8555
São Paulo (11) 5054-4200
Brasília (61) 3030-6350

A insuportável voracidade do ser

Livro Novo 2017 +Vida -Kilos

Depois de 10 anos de manutenção de peso, decido compartilhar algo, do que acredito, em um blog para as pessoas que às vezes não podem ter acesso a um tratamento sério, que leva o ser humano em conta.

Por onde começar?

Mais Vida – Menos Kilos – Dr. Máximo Ravenna

1.1 A insuportável voracidade do ser

Hedonismo é a doutrina que considera o prazer como finalidade ou o objetivo da vida. Os hedonistas vivem para desfrutar dos prazeres (principalmente sensoriais e imediatos). Tentam evitar as dores por este caminho.

A atitude hedônica é um grande obstáculo para o emagrecimento. Quando nos damos conta, tentamos freiar, buscamos caminhos fáceis e imediatos (medicamentos milagrosos ou dietas mágicas) para tentar resolver um problema difícil e de longa data.

Tentamos evitar “as dores” do viver, com o comer em excesso, sem pensar na dor que vai nos provocar olhar no espelho. Optamos então por evitar os espelhos e seguimos comendo.

Evitamos sempre mergulhar nas verdadeiras causas e seguimos em frente sustentados pela muleta do autoengano.

Esta disposição nos afasta dos nossos verdadeiros desejos. Entramos neste circuito do que é verdadeiramente importante, tapado pelo urgente. O dispensável que se torna imprescindível e passa a ser o nosso “modus operandi”.

A reflexão e a pausa são mal vistos, estão fora das leis de vida. São incompatíveis com nossa forma estressante de ser. O resultado de tudo isto não poderia ser outro: o sedentarismo se duplicou, a oferta triplicou, a demanda quadruplicou.

O tempo desapareceu. O comer em excesso e objetos compensatórios passaram a reger a vida.

Vivemos a era do “Homo Consumus”

O consumo para preencher os vazios, passividade, solidão e ansiedade interior.

O excesso das indústrias vem nos transformando em um homem voraz, um lactante perpétuo que deseja consumir mais e mais. Um homem que submerge na ilusão de felicidade, que confunde emoção e excitação com alegria e felicidade.

Estamos aprisionados em uma zona cinzenta, onde o desejo verdadeiro está sepultado, transformado em prazer puro, em gozo. Encerra-se em si mesmo baseado na impulsividade, falta de escrúpulos, desinibição, fantasia da onipotência, do agora e do “eu”.

A falta de tempo se contrapõe às terapias, principalmente as psicanalistas. Estamos regidos pela Fórmula: faço e depois, se posso, penso. Diretamente, faço e faço sem parar.

Esta maratona permanente, da vida moderna, nos afasta cada vez mais de nós mesmos. E a pergunta “quem somos nós?” sai da pauta e não pensamos que talvez exista um processo depressivo, melancólico, masoquista, narcisista, ou fetichista. A qualificação exclusiva e definitiva “somos gordos” afasta as outras cenas que poderiam caber neste processo. Mas a obesidade é um sintoma que na verdade carece de uma identidade mais clara.

Alguém se identifica…

Texto baseado no item 1.1 do Livro do Dr. Máximo Ravenna, “Más (+) Vida Menos (-) Kilos, ainda sem tradução para o português.

LOGO MOEMA

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Nenhum comentário.

Vantagens do Método
  • Redução rápida de peso.
  • Tratamento interdisciplinar de emagrecimento.
  • Sem medicamentos e cirurgias.
  • Resgate da auto-estima.
  • Ambiente terapêutico.
  • Prazo para alcançar o peso ideal.
  • Resgate do movimento corporal.
  • Dieta Ravenna Individualizada
  • Emagrecimento Saudável